APOSTILA PARA O MATERNAL

Escola Bíblica Dominical
3º trimestre


Tema: a proteção e o cuidado de deus




v Professor é hora de preparar as aulas do trimestre. Enfocaremos o tema das doze lições: “A proteção e o Cuidado de Deus”. Este tema deve começar a ser delineado e fixado no coração das crianças a partir da primeira aula.


v Seus alunos vão ter a oportunidade ímpar de aprenderem que o Deus que tudo criou nos protege. Infelizmente, muitas crianças já vivem situações de risco, e sentem-se ameaçadas pela maldade de algum familiar ou pela violência do bairro onde moram. Mesmo aquelas que desfrutam da benção de um lar saudável e de uma vida sem sustos não estão isentas de experimentar o medo.


v Você também será impactado com o tema, pois afinal antes mesmo de transmitir qualquer conhecimento devemos em primeiro lugar estudar a lição e absorver o máximo possível para depois passar às crianças. Só assim o Senhor Jesus irá trabalhar primeiramente em mim, para depois ser um canal de Benção.

v Converse com as crianças, sobre os seus medos e temores. Ouça com atenção às crianças e não menospreze seus temores. Diga: ”Da próxima vez que você tiver medo, peça a Jesus para estar com você. Peça que Ele lhe dê coragem, pois Ele está com você.”

v As atividades apresentadas são apenas sugestões. Você conhece bem sua classe, por isso, poderá elaborar novas atividades. Porém, não se esqueça de preparar tudo com antecedência. Observe com atenção a lista de material.

v Ore, medite na palavra e estude a lição.


v Sinta-se abençoado por Cristo Jesus. Boas aulas!


Amém.


LIÇÃO 01                                                       

DEUS ME PROTEGE

I. Leitura Bíblica: 1 Samuel 19. 8-18 (Leia o texto na Bíblia)
“E tornou a haver guerra; e saiu Davi, e pelejou contra os filisteus, e feriu-os com grande matança, e fugiram diante dele. Porém o espírito mau da parte do SENHOR se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa. E procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou de diante de Saul, o qual feriu com a lança a parede; então fugiu Davi, e escapou naquela mesma noite. Porém Saul mandou mensageiros à casa de Davi, que o guardassem, e o matassem pela manhã; do que Mical, sua mulher, avisou a Davi, dizendo: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã te matarão. Então Mical desceu a Davi por uma janela; e ele se foi, e fugiu, e escapou. E Mical tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta. E, mandando Saul mensageiros que trouxessem a Davi, ela disse: Está doente. Então Saul tornou a mandar mensageiros que fossem a Davi, dizendo: Trazei-mo na cama, para que o mate. Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estátua estava na cama, e a pele de cabra à sua cabeceira. Então disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste, e deixaste ir e escapar o meu inimigo? E disse Mical a Saul: Porque ele me disse: Deixa-me ir, por que hei de eu matar-te? Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.”
II. De professor para professor
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus é o nosso protetor.
v  A palavra – chave é “PROTEÇÃO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Deus nos protege do trovão, do cachorro...
III. Conversando com o professor

Por que Davi matou Golias, o povo começou a cantar “Saul matou os seus milhares, e Davi os seus dez milhares! “Saul aborreceu-se por Davi ter se tornado tão popular; na verdade, parecia que todos gostavam mais de Davi do que dele. Isto deixou Saul com ciúme. Este ciúme o transformou numa pessoa cruel e traiçoeira. Durante anos, ele tentou matar Davi. Devemos tomar cuidado e contentar-nos com o que Deus fez por nós, e não nos tornar ciumentos dos outros.
IV. Sugestões
Sente-se com as crianças em circulo. Providencie visual e mostre os mesmos e faça algumas perguntas às crianças. Sugestões de perguntas: “O que as pessoas diziam quando Davi passava?” Isso mesmo, elas diziam “Davi é campeão!” (Leve-as a repetir o refrão.) “Quem ajudou Davi a escapar pela janela?” “Quem protegeu Davi?” “Quem nos protege?”. Repita e peça que elas também repitam o tema da lição estudada.


LIÇÃO 02                                                      
DEUS ME PROTEGE NA TEMPESTADE
I. Leitura Bíblica: Marcos 6. 45-51 (Leia o texto na Bíblia)
“E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar. E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra. E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante. Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos. Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados;”
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança vença o medo de chuvas e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.
v  A palavra-chave é “TEMPESTADE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege na tempestade.
III. Para refletir
Os discípulos ficaram surpreso ao ver Jesus caminhando sobre as águas. Mas deveriam saber que Ele os ajudaria quando estivessem em dificuldades. Embora tivessem perdido Jesus de vista, Ele não os perdeu. Sua preocupação com os discípulos venceu a falta de fé que demonstraram. Da próxima vez que estiverem em “águas profundas”, lembre-se que Cristo conhece sua luta e se preocupa com você.
Os discípulos tinham medo, mas a presença de Jesus acalmou seus temores. E nós, tentamos resolver sozinhos os problemas ou permitimos que Jesus nos ajude? Em ocasiões de medo e de incerteza é muito tranqüilizador saber que Cristo está sempre conosco (Mt 28.20). Reconhecer a presença de Cristo é o melhor antídoto para o medo.
IV. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo. Providencie o visual. Mostre os mesmos e faça algumas perguntas: 

“Por que os discípulos estavam com medo?” 
“Quem ajudou os discípulos?”
“Quem os discípulos pensaram que Jesus fosse?”
“Quem nos protege?” Jesus protegeu os discípulos no meio de uma tempestade.





LIÇÃO 03                                                      
DEUS NOS PROTEGE DO MAL
 I. Leitura Bíblica: 1 João  5.18; Lucas 22.31,32 (Leia o texto na Bíblia)
1 João 5.18 – “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.”
Lucas 22.31,32 – “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirmas teus irmãos.”
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança aprenda que é filha de Deus, por isso o Diabo não lhe pode fazer mal.
v  A palavra-chave é “MAL”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege de todo o mal.
III. Para refletir
Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar mais profundamente no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido, não é mesmo? O versículo completo diz: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não o toca” (1 Jo 5.18). Vejamos o que a Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: É claro que os crentes cometem pecados, porém involuntariamente. Pedem a Deus para perdoá-los, e então continuam a servir ao Senhor. Deus livrou-nos da escravidão de Satanás, e nos mantêm protegidos dos ataques contínuos dele. Graças a Deus! Pertencemos a Cristo é o maligno não tem poder sobre nossas vidas.
IV. Sugestões
Sente-se com as crianças. Mostre os visuais e faça algumas perguntas:
“O que Jesus estava dizendo para Pedro e João?” 
(R: Eu vou estar sempre com vocês.)
“O Diabo queria o bem de Pedro e João?”
(R: Ele queria fazer mal para Pedro.)
“Jesus protegeu Pedro?”
(R: Sim.)
“Quem nos protege?”
O Diabo é o Maligno. Ele está sempre tentando nos fazer mal. Mas Jesus está sempre pedindo a Deus para nos guardar.



LIÇÃO 04                                                      
DEUS ME PROTEGE DA NOITE
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.1-22 (Leia o texto na Bíblia)
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança não tenha medo do escuro.
v  A palavra-chave é “NOITE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege durante a noite.
III. Para refletir
Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido. O versículo completo diz: “Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pos tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição” (Sl 59.16). Vejamos o que a Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: “Esse cântico expressa a segurança na proteção continua de Deus. Mesmo sendo o Todo-Poderoso Deus cuida de nós. Nada o intimida. Nos braços do Pai Celeste estamos seguros. Nunca seremos grandes a ponto de não precisarmos do incansável cuidado e a proteção de Deus para com a nossa vida.
Deus é a nossa proteção! Ele tem cuidado de nós. Lembre-se: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem” (Sl 118.8).
IV. Conversando com o professor
v  Deus colocou as colunas de nuvem e de fogo como evidência da sua presença, do seu amor e do seu cuidado por Israel. A presença da nuvem e do fogo permaneceu entre eles até chegarem à terra prometida, quarenta anos mais tarde.
v  Os israelitas tinham a proteção de Deus durante sua caminhada no deserto. Professor, como povo de Deus também podemos contar com a mesma proteção. É preciso ter fé. A fé é a maior arma que existe na Terra. Mediante ela, todos os inimigos são derrotados. Mas, às vezes, o nível de fé vai diminuindo, passando a ser uma confissão vazia e aparente. Esse momento crítico é muito sério, pois passamos a ouvir as vozes falando para desistirmos. Nessa hora, precisamos tomar uma decisão — buscar mais a Deus. É hora de oração. É falando com Deus que as promessas são avivadas e o nível da fé é aumentado.
V. Sugestões:  
Algumas perguntas às crianças: 
(Continua na outra página.)
“Quem estava viajando a noite?”
 (R: O povo de Deus.)
“O que Deus enviou para guardar o povo durante a noite?”

(R: Ele enviou uma coluna de fogo.)

“Do que você tem medo?”

(R: A resposta é pessoal. Ouça com muita atenção as respostas para que você possa fazer a aplicação do ensino.)


“Quem nos protege?”

Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto, à noite: Deus ia adiante deles numa coluna de fogo, alumiando o caminho e afastando os perigos. Repita: À noite, enquanto você dorme Deus o protege.
Leve a classe a agradecer a Deus por sua proteção à noite. Faça a seguinte oração:
 “Papai do céu, a noite é tão escura! Mas eu não tenho medo, porque foi o Senhor quem fez o escuro. Muito obrigado por me proteger enquanto eu durmo. Em nome de Jesus, amém!”


LIÇÃO 05                                                          
DEUS ME PROTEGE DE DIA
I. Leitura Bíblica Êxodo 13.17-22 (Leia o texto na Bíblia) 
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos protege de qualquer perigo que nos ameace durante o dia.
v  A palavra-chave é “DIA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege durante o dia.
III. Para refletir
O Senhor ia adiante do seu povo em uma coluna, como presença da majestade divina. Aqueles a quem Deus leva a um deserto não serão por Ele abandonado, nem deixará que se percam ali, mais cuidará de guiá-los na travessia. Foi uma grande satisfação para os israelitas terem a segurança de estarem sob a direção divina. Aqueles que têm como objetivo glorificar a Deus, como determina a sua Palavra, e confiar no Espírito Santo como guia de seus afetos, e à providência de Deus como guia de seus assuntos, pode estar seguros de que o Senhor irá adiante deles, ainda que não possam ver: devemos agora viver por fé.
IV. Conversando com o professor
Com a maturidade, a criança, em geral, lida melhor com as situações difíceis. Tem medo do abandono, mas lida bem com a idéia de morte e faz perguntas diretas a esse respeito, especialmente se perde um amigo, parente ou animal de estimação, o melhor a fazer é ser honesto, mostrar que entende a sua dor, e deixá-la viver o luto. Com relação ao medo, ela mostra-se mais corajosa, mas ainda é perfeitamente razoável que ela procure o conforto da luz, a cama dos pais, e certificar-se de que há adultos por perto.
Como já tem idade para entender as conseqüências das brigas, a criança também pode ficar com medo de que o conflito entre seus pais termine em separação e divórcio. Muitas vezes ela pode se responsabilizar pelo conflito, culpando-se pelos problemas. Pode vir a achar que está em seu poder solucionar o conflito, que seu papel é manter a família unida, no que deve ser refutada pelos pais, já que esta tarefa é deles!”
V. Sugestões de perguntas:
 “Como é que Deus protege à noite seu povo?” (R: Isto mesmo! Durante a noite, Deus vai adiante deles numa coluna de fogo.) “Como Deus protege o seu povo durante o dia?” (R: Deus os protege com uma nuvem.) “O que você tem medo durante o dia?”
(R: A resposta é pessoal.)
Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto durante o dia: Deus ia adiante deles numa nuvem. A nuvem não os deixava sentir calor. Ficava bem fresquinho. Repita: Durante o dia, enquanto você brinca Deus o protege.

 
LIÇÃO 06                                                        
DEUS ME PROTEGE EM CASA

I. Leitura Bíblica Provérbios 24: 15 (Leia o texto na Bíblia)
“Não armes ciladas contra a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles o seu lugar de repouso”
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos guarda de todo o perigo.
v  A palavra-chave é “CASA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus nos protege em nossas casas.
III. Para refletir
O nosso adversário procura armar ciladas, mas o Senhor nos guarda de todos os males. E é Ele que acampa os seus anjos para nos guardar de dia e de noite, até mesmo quando estamos dormindo o Senhor está de guarda.
Por intermédio da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, aprendemos que Deus sempre segura firmemente aqueles que nEle confiam. Paulo experimentou a proteção de Deus quando seu navio foi arrastado pelo tempestuoso e obscuro mar Mediterrâneo, e os discípulos conheceram o poder do Senhor sobre as grandes tempestades.
Quando confiamos nos momentos mais desesperadores, também descobrimos sua fidelidade para conosco.
Professor, se você está atravessando uma fase difícil, não desanime! As circunstâncias que encaramos como revezes são, na maioria das vezes, o que nos lançam em fases de intenso crescimento espiritual.

IV- Sugestões:
Converse com as crianças sobre suas casas, e mostre para elas que Deus guarda a casa e todos que moram nela, assim como guarda o seu coração.



LIÇÃO 07                                                       
DEUS ME PROTEGE AO BRINCAR

I. Leitura Bíblica: 1 Samuel  1.20-28 (Leia o texto na Bíblia)

II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus a protege enquanto brinca.

v  A palavra-chave é “BRINCAR”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que Deus as protege enquanto brincam, seja em casa ou na creche.

III. Para refletir
Conversar sobre Samuel que foi uma criança assim como elas. E que mesmo indo morar no templo com o profeta Eli, não deixou de ser criança e brincar. Com certeza ele brincava de corre-corre, de esconde-esconde, de carrinho, etc. Mas também dedicava tempo para os estudos, aprendendo a ler e a escrever na Bíblia.

IV. Sugestões
Algumas perguntas às crianças: 
“Por que Samuel estava triste?” 
(R: Isto mesmo! Ele tinha que morar longe da mamãe.)
“Samuel precisava ficar com medo?”
(R: Não! Deus protege Samuel. Ele também protege você.)
“Quem mora com Samuel no templo?”
(R: O pastor Eli.)

Recorde como Deus protegeu Samuel. Ele protege você também ao brincar. Mesmo se o papai e a mamãe não puderem ficar em casa com você, Deus o protege. Repita com as crianças: Deus o protege ao brincar.

LIÇÃO 08                                                      
DEUS PROTEGE A MINHA FAMILIA
I. Leitura Bíblica: Gênesis 6.13 — 8.22

II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus protege as nossas famílias.

v  A palavra-chave é “FAMÍLIA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “Deus protege o papai, a mamãe, o irmão, a irmã, e protege você também”.
III. Para refletir
Na Bíblia podemos citar diversos exemplos do cuidado de Deus com as famílias. Um deles, que desejamos partilhar com você, está narrado  no livro de Gênesis  a partir do capítulo 41  em que José desvenda os sonhos de Faraó e o alerta que após sete anos de fartura, haverá grande fome que consumirá  a terra. Diante desta situação, o líder  do Egito decide acatar a sugestão de José e o coloca como responsável em comandar  todo o povo para estocar alimento nos sete anos de bonança. Quando chegou o período da grande fome, toda a nação egípcia estava salva da terrível fome. Deus, na sua soberania, havia usado José através do dom de interpretação de sonhos para salvar famílias do Egito e de outras nações e nisto também estava incluso a sua própria família, como está relatado em Gênesis 42. Seus irmãos descem ao Egito para comprar alimento. No desenrolar dos acontecimentos sua família vai mais tarde para o Egito. Deus usa as situações mais difíceis para mostrar o quanto Ele zela por aqueles a quem ama.
Não acontece conosco também? Quantas vezes você já ouvi falar na sua igreja, de casos e testemunhos em que famílias não tinham alimento algum em suas dispensas? Que estavam passando por situação de privação de moradia  e Deus  usou,  despertou e compungiu pessoas e enviou-as para ajudar dando-lhes a provisão necessária. Deus faz isto e muito mais.
As famílias estão no coração de Deus. Afinal, foi projeto de Deus a criação da família que se iniciou lá no jardim do Éden com o casal Adão e Eva. Deus cria e também cuida da sua criação. O seu cuidado está além do que pedimos ou imaginamos.
No livro “...e fez Deus a família”, o autor Estevam Ângelo declara que: ”A proteção de Deus impede que a ação do inimigo destrua a vida em família”. Devemos sempre reconhecer as nossas limitações e nos colocarmos na dependência total do Senhor, entendo que Ele é quem resguarda o nosso lar.
IV- Sugestões:
Leve cântico que fale sobre família.

LIÇÃO 09                                                         
 DEUS CUIDA DE MIM
I. Leitura Bíblica: Salmo 23 (Leia o texto na Bíblia)
II. De professor para professor 
v  Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Jesus é o nosso Pastor, por isso, podemos confiar no seu cuidado e proteção.

v  A palavra-chave é “CUIDADO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças: “O Senhor Jesus cuida sempre de vocês. Ele nos dá tudo que precisamos.”
III. Para refletir
Ovelhas não são espertas. Elas tendem a vagar pelas correntezas em busca de água, e então sua lã se torna pesada, fazendo com que se afoguem. Elas precisam de um pastor para levá-las a “águas tranqüilas” (Sl 23.2). As ovelhas não têm defesas naturais; como garras, chifres ou presas. São fracas. Precisam de um pastor com uma vara e um cajado para protegê-las (Sl 23.4). Elas não possuem senso de direção. Precisam de alguém para guiá-las pelas “veredas da justiça” (Sl 23.3).
Assim somos nós. Também temos a tendência de nos aproximar de águas que deveríamos evitar. Não temos defesa contra o leão que está ao nosso derredor, buscando a quem possa tragar. Também ficamos perdidos.
Precisamos de um pastor. Precisamos que se aproxime e nos guie. E temos um. Alguém que nos conhece pelo nome.


IV. Sugestões
Mostre os visuais e converse com eles. Utilize um quebra cabeça de ovelha, deixe que elas se socializem.






LIÇÃO 10                                                          
DEUS DÁ AMIGOS

I. Leitura Bíblica: Atos 18.1-3,18,19 (Leia o texto na Bíblia)

II. De professor para professor

v  Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de agradecer a Deus pelos amigos. Aproveite a oportunidade para ensinar aos pequeninos que precisamos saber escolher nossos amigos. Explique que podemos ter muitos amigos, mas Jesus deve ser o nosso melhor Amigo.


v  A palavra-chave da aula de hoje é “AMIGO”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Deus nos dá amigos”.

III. Para refletir
 Áquila e Priscila tinham o dom da amizade. E você tem sido um bom amigo?   Como você tem tratado aquela jovenzinha que começou a trabalhar no departamento infantil? E aquele seminarista recém formado? Você tem visto neles um instrumento de Deus, com uma missão particular, ou tem sucumbido ao ciúme de sua vitalidade? Tem incentivado, e procurado suprir o que lhes falta ministerialmente, ou tripudiado de sua inexperiência?
Apolo, por seu turno, aceitou com humildade a instrução do casal fabricante de tendas. Imagine o discípulo do grande historiador judeu, Filo, sentado aos pés de Priscila, numa época em que a mulher ocupava posição inferior, até mesmo na igreja. Ele não deixou que o despeito o cegasse como sucede a muitos; antes, reconheceram nela uma estudiosa das Sagradas Escrituras, dotada de discernimento espiritual, apta a ser uma cooperadora do evangelho e a fazê-lo compreender melhor a verdade.
Você, que está iniciando o seu ministério, faça como Apolo: não perca a oportunidade de adquirir sabedoria e conhecimento, mesmo que venham de alguém aparentemente sem importância.

IV. Sugestões

Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais e faça pequenos comentários sobre o mesmo. Depois faça algumas perguntas sobre os amigos. Pergunte: “Quem são seus melhores amigos?” “O que eles fazem por você?” “De que maneira Jesus é um bom amigo?” “O que Ele faz por você?”

LIÇÃO 11                                                           
DEUS DÁ SALVAÇÃO

I. Leitura Bíblica: Romanos 3.23; 5.8(Leia o texto na Bíblia)


II. De professor para professor
v  Prezada professora, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “SALVAÇÃO”. O objetivo é que elas aprendam que Jesus é o único que pode nos salvar e venha tomar a decisão de recebê-lo como Salvador.

v  A palavra-chave da aula de hoje é “SALVAÇÃO”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Só Jesus Cristo salva”.
III. Para refletir
O tema da aula deste domingo é sobre a salvação. As crianças não compreendem o porquê de Jesus ter que morrer na cruz. Pensando nisso, hoje vamos tentar responder a esse questionamento de forma bem resumida. Por que Jesus teve de morrer?
O problema: Quando Adão desobedeceu a Deus, o pecado passou a toda a humanidade; pecamos e ficamos separados de Deus. A separação do Senhor produz morte espiritual e física. Com nosso esforço, nada podemos fazer para novamente nos unirmos a Deus. Por isto, Ele enviou Jesus para resgatar-nos para si.
Jesus, o Unigênito de Deus, encarnou, fez-se homem. E mesmo quando nessa condição, Ele nunca desobedeceu a Deus; não pecou. Somente Deus redime o pecador e restabelece a comunhão dele com o Deus Santo.
Jesus pode salvar-nos: Jesus livremente ofereceu sua vida por nós, morrendo na cruz em nosso lugar, tomando sobre si todas as nossas iniqüidades e salvando-nos do pecado, do juízo e da morte espiritual. Deus, em seu amor e justiça enviou Jesus para salvar-nos.
Os resultados: Jesus tomou sobre si todos os nossos pecados, para que pudéssemos ter uma vida em Cristo. Todos os nossos delitos são perdoados quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e Senhor, então somos reconciliados com Deus. Isso é prova de que o sacrifício de Jesus em nosso lugar na cruz foi agradável a Deus. Sua ressurreição é a fonte de esperança da vida eterna para aqueles que crêem nEle e passam a ter uma nova vida em Cristo, desfrutando da comunhão com o pai.
IV. Sugestões
Mostre os visuais converse com eles e fale como é ser salvo. Convide-os para aceitar Jesus em suas vidas e faça uma oração com eles. 

LIÇÃO 12                                                       
JESUS ME AMA
I. Leitura Bíblica: João 3.16 (Leia o texto na Bíblia)
II. De professor para professor
v  Prezada professora, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “AMOR”. O objetivo é que elas aprendam que Jesus nos ama.
v  A palavra-chave da aula de hoje é “AMOR”. Então durante a aula repita a frase: “Jesus me ama e ama vocês também”.

III. Para refletir
Como prova de seu grande amor, Jesus se deu inteiramente por você. Como você tem retribuído todo esse amor? Como está o seu ânimo? Talvez você esteja cansada. Mas, com certeza tem feito tudo com muito amor. È o amor a Deus e pelos pequeninos que leva você a ficar horas e horas preparando o ambiente e as atividades.
Dá trabalho, mas a recompensa é grande. Você tem a responsabilidade de ensinar a uma nova geração sobre o amor do Pai e do Filho.
Você já parou para refletir sobre o amor de Jesus? Seu amor é inefável! Ele deseja que você reparta esse amor com o próximo. Plante uma semente de amor no coração de seus alunos. Cultive-a com um sorriso a cada domingo, com oração, com um muito obrigado, com um elogio, e veja o que vai acontecer.
Max Lucado diz que ao plantarmos sementes, as camadas de solo magoadas são removidas. Ele nos alerta dizendo: ”Nunca subestime o poder de uma semente.”
IV. Sugestões
Mostre a Bíblia e diga que é o Livro de Deus, e que nela tem várias histórias de amor. Que iremos aprender ao longo de nossas vidas. Depois mostre os visuais e fale para eles repetir: “Com a minha boca posso dizer Eu amo a Jesus.”
Depois ore com elas: “Obrigado, Jesus por seu Amor.”





REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Acesso em 26 e 27/07/2011.


                                                 AUTORA:  GILDA